sábado, 25 de abril de 2009

AULA DE INFORMÁTICA

INFORMÁTICA EDUCATIVA: como acontece na escola?
A escola deve oferecer diversas possibilidades ao aluno para que ele construa o seu saber de modo significativo. O computador, como uma ferramenta pedagógica, enriquece as aulas tornando-as mais dinâmicas e motivadoras, favorecendo a construção do conhecimento e ao desenvolvimento da aprendizagem. O professor é um elo de conexão entre o aluno e o conhecimento. Seu trabalho deve ser de mediador, auxiliando o aluno no seu processo de construção através de uma aprendizagem colaborativa, onde o conhecimento não termina em si mesmo.
PLANEJAMENTO: fator extremamente importante
Como em toda aula, antes de levar o aluno ao Laboratório de Informática, é preciso haver planejamento do que será desenvolvido e que objetivos pretende-se alcançar. O professor da turma deve planejar a aula de acordo com o currículo escolar (assunto/conteúdo), com antecedência, e o professor de Informática irá disponibilizar os recursos necessários para se desenvolver a atividade proposta.
A AULA: como se desenvolve?
No laboratório, os alunos irão utilizar o computador com as atividades já inseridas no mesmo e terão a ajuda do professor (da turma) para auxiliá-los no desenvolvimento da atividade, sempre interagindo técnica, conhecimento e habilidades. O professor de Informática também dá apoio ajudando no que for necessário, já que o mesmo também tem conhecimentos pedagógicos. Os recursos utilizados são selecionados previamente pelo professor de informática, tais como softwares do computador, softwares educativos (jogos educativos), atividades on line e também recursos multimídia: vídeos, músicas e outros. Todo esse conjunto irá oferecer ao aluno um ambiente agradável e propício à aprendizagem, onde a descoberta se faz a cada momento.
Este texto foi escrito com base na minha experiência profissional na área de Informática Educativa. Se você, leitor, concorda ou discorda em algum ponto, fique à vontade e dê a sua opinião, aceito também sugestões.
Por Sandra R. de A. Viana

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá, td bem? Meu nome é Jackeline e estou dando aula de Informatica Educativa, estou desenvolvendo diversas atividades, mas gostaria de trocar experiências e atividades é possivel? Sou de SP, por enquanto não vi nenhum curso voltado para essa area você conhece?

Obrigado
Jackeline jacke_olive@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi! Como a Jackeline colocou, também estou ministrando aulas de Informática Educativa e Ensino de Informática Básica em minha escola.
Porém, mesmo realizando algumas atividades, sinto muita dificuldade e apoio de materiais sobre o assunto e uma base maior do que e como ensinar.
Se alguém tiver materias e mais experiência no tema, gostaria de trocar informações.

Obrigada.
Natália nat_goncalves@hotmail.com

Mírian Gisele disse...

Oi eu sou mirian e dou aulas de informatica em Apucarana Paraná, e criei um site para trocas de experiências..
O link é http://miriangisele.webnode.com.br/
espero que possa ajudar alguém.

mano.ocz@gmail.com disse...

OLÁ MEU NOME É ANTONIO CARLOS GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ TEM COMO INDICAR UM SITE QUE POSSA BUSCAR UM PLANEJAMENTO DE AULA DE INFORMÁTICA, É QUE VOU TRABALHAR COM TURMA, PARA NÃO FALAR ASNEIRA OU COISA QUE NÃO TEM NADA HAVER COM O ASSUNTO, GOSTARIA QUE ME INDICASSE UM SITE PLANEJAMENTO..

engaztop2 disse...







افضل الخدمات المنزلية بمدينة الجبيل 0551844053 تنظيف الفلل والبيوت وتسليك المجارى وخدمات التنظيف
بالكامل من شقق وفلل وسجاد وخزانات ومكافحة الحشرات ومكافحة النمل الابيض بالجبيل


شركة مكافحة حشرات بالجبيل
شركة تنظيف منازل بالجبيل
شركة تسليك مجارى بالجبيل
شركة مكافحة النمل الابيض بالجبيل
شركة تنظيف كنب بالجبيل
شركة مكافحة الحمام بالجبيل والقطيف
شركة تنظيف بالجبيل
شركة تنظيف سجاد بالجبيل
شركة تنظيف شقق بالجبيل
شركة تنظيف فلل بالجبيل