sábado, 25 de abril de 2009

AULA DE INFORMÁTICA

INFORMÁTICA EDUCATIVA: como acontece na escola?
A escola deve oferecer diversas possibilidades ao aluno para que ele construa o seu saber de modo significativo. O computador, como uma ferramenta pedagógica, enriquece as aulas tornando-as mais dinâmicas e motivadoras, favorecendo a construção do conhecimento e ao desenvolvimento da aprendizagem. O professor é um elo de conexão entre o aluno e o conhecimento. Seu trabalho deve ser de mediador, auxiliando o aluno no seu processo de construção através de uma aprendizagem colaborativa, onde o conhecimento não termina em si mesmo.
PLANEJAMENTO: fator extremamente importante
Como em toda aula, antes de levar o aluno ao Laboratório de Informática, é preciso haver planejamento do que será desenvolvido e que objetivos pretende-se alcançar. O professor da turma deve planejar a aula de acordo com o currículo escolar (assunto/conteúdo), com antecedência, e o professor de Informática irá disponibilizar os recursos necessários para se desenvolver a atividade proposta.
A AULA: como se desenvolve?
No laboratório, os alunos irão utilizar o computador com as atividades já inseridas no mesmo e terão a ajuda do professor (da turma) para auxiliá-los no desenvolvimento da atividade, sempre interagindo técnica, conhecimento e habilidades. O professor de Informática também dá apoio ajudando no que for necessário, já que o mesmo também tem conhecimentos pedagógicos. Os recursos utilizados são selecionados previamente pelo professor de informática, tais como softwares do computador, softwares educativos (jogos educativos), atividades on line e também recursos multimídia: vídeos, músicas e outros. Todo esse conjunto irá oferecer ao aluno um ambiente agradável e propício à aprendizagem, onde a descoberta se faz a cada momento.
Este texto foi escrito com base na minha experiência profissional na área de Informática Educativa. Se você, leitor, concorda ou discorda em algum ponto, fique à vontade e dê a sua opinião, aceito também sugestões.
Por Sandra R. de A. Viana

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá, td bem? Meu nome é Jackeline e estou dando aula de Informatica Educativa, estou desenvolvendo diversas atividades, mas gostaria de trocar experiências e atividades é possivel? Sou de SP, por enquanto não vi nenhum curso voltado para essa area você conhece?

Obrigado
Jackeline jacke_olive@hotmail.com

Silvana Nunes .'. disse...

Navegando sem ruma com a intenção de divulgar o meu blog, cheguei até você e gostei do que vi, tanto que pretendo voltar mais vezes. No momento estou impedida de fazer leituras muito extensas, pois a claridade da tela do computador está prejudicando um pouco a minha visão, devo tomar cuidado. Em breve resolverei esse problema. Bem, já que estou aqui aproveito para convidar a conhecer FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com
Eu como professora e pesquisadora acredito num mundo melhor através do exercício da leitura e enauqnto eu existir, vou lutar para que os meus ideiais não se percam.
Se gostar da minha proposta, siga-me.
Por hoje fico por aqui, Espero nos tornarmos bons amigos.
Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre.
Saudações Florestais !

Anônimo disse...

Oi! Como a Jackeline colocou, também estou ministrando aulas de Informática Educativa e Ensino de Informática Básica em minha escola.
Porém, mesmo realizando algumas atividades, sinto muita dificuldade e apoio de materiais sobre o assunto e uma base maior do que e como ensinar.
Se alguém tiver materias e mais experiência no tema, gostaria de trocar informações.

Obrigada.
Natália nat_goncalves@hotmail.com

Mírian Gisele disse...

Oi eu sou mirian e dou aulas de informatica em Apucarana Paraná, e criei um site para trocas de experiências..
O link é http://miriangisele.webnode.com.br/
espero que possa ajudar alguém.

mano.ocz@hotmail.com disse...

OLÁ MEU NOME É ANTONIO CARLOS GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ TEM COMO INDICAR UM SITE QUE POSSA BUSCAR UM PLANEJAMENTO DE AULA DE INFORMÁTICA, É QUE VOU TRABALHAR COM TURMA, PARA NÃO FALAR ASNEIRA OU COISA QUE NÃO TEM NADA HAVER COM O ASSUNTO, GOSTARIA QUE ME INDICASSE UM SITE PLANEJAMENTO..