sábado, 25 de abril de 2009

AULA DE INFORMÁTICA

INFORMÁTICA EDUCATIVA: como acontece na escola?
A escola deve oferecer diversas possibilidades ao aluno para que ele construa o seu saber de modo significativo. O computador, como uma ferramenta pedagógica, enriquece as aulas tornando-as mais dinâmicas e motivadoras, favorecendo a construção do conhecimento e ao desenvolvimento da aprendizagem. O professor é um elo de conexão entre o aluno e o conhecimento. Seu trabalho deve ser de mediador, auxiliando o aluno no seu processo de construção através de uma aprendizagem colaborativa, onde o conhecimento não termina em si mesmo.
PLANEJAMENTO: fator extremamente importante
Como em toda aula, antes de levar o aluno ao Laboratório de Informática, é preciso haver planejamento do que será desenvolvido e que objetivos pretende-se alcançar. O professor da turma deve planejar a aula de acordo com o currículo escolar (assunto/conteúdo), com antecedência, e o professor de Informática irá disponibilizar os recursos necessários para se desenvolver a atividade proposta.
A AULA: como se desenvolve?
No laboratório, os alunos irão utilizar o computador com as atividades já inseridas no mesmo e terão a ajuda do professor (da turma) para auxiliá-los no desenvolvimento da atividade, sempre interagindo técnica, conhecimento e habilidades. O professor de Informática também dá apoio ajudando no que for necessário, já que o mesmo também tem conhecimentos pedagógicos. Os recursos utilizados são selecionados previamente pelo professor de informática, tais como softwares do computador, softwares educativos (jogos educativos), atividades on line e também recursos multimídia: vídeos, músicas e outros. Todo esse conjunto irá oferecer ao aluno um ambiente agradável e propício à aprendizagem, onde a descoberta se faz a cada momento.
Este texto foi escrito com base na minha experiência profissional na área de Informática Educativa. Se você, leitor, concorda ou discorda em algum ponto, fique à vontade e dê a sua opinião, aceito também sugestões.
Por Sandra R. de A. Viana