quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A tecnologia renovando o Processo Educativo

A educação nos dias atuais está passando por um processo de renovação de espaços, de resignificação de conteúdos e de valores, tendo como ponto de partida todas as mudanças ocorridas na sociedade. Um novo paradigma surge no horizonte da civilização moderna em decorrência do desenvolvimento tecnológico na informação e na comunicação. As sociedades sentem a urgência de desenvolver programas capazes de promover a necessária inserção e participação ativa nesse mundo que, aos poucos, se descortina e traz a possibilidade de múltiplas conexões, em uma velocidade jamais vista. A escola como instituição integrante e atuante dessa sociedade e desencadeadora do saber sistematizado, não pode ficar fora ou a margem deste dinamismo (Kenski,1998). Fora da escola, professores e alunos, estão permanentemente em contato com tecnologias cada vez mais avançadas, onde a máquina transforma, modifica e até substitui as tarefas humanas. Eles vivem e atuam nesta realidade como cidadãos participantes, mas não “conseguem” introduzir estas “novidades” dentro da escola, pois necessitam cumprir conteúdos programáticos exigidos. A tecnologia, mais especificamente, o uso do computador, além de renovar o processo ensino-aprendizagem, vai propiciar o desenvolvimento integral do aluno, valorizando o seu lado social, emocional, crítico, imaginário,deixando margens para exploração de novas possibilidades de criação (Kenski, 1998) Portanto, a informática, serve para explorar novas possibilidades pedagógicas e contribuir para uma melhoria do trabalho docente em sala de aula, valorizando o aluno como sujeito do processo educativo.
Por: Átima, Sandra e Suzete

4 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza o processo educativo precisa ser renovado e a tecnologia é uma importante ferramenta nesta complexa "engrenagem".

Anônimo disse...

Na verdade, a prática pedagógica deve ser renovada e o professor é a peça chave para que isso aconteça.

Tatis disse...

Sem dúvida nenhuma, o professor utilizando ferramentas tecnológicas corretamente, otimiza e dinamiza as aulas, estimulando os alunos no processo ensino-aprendizagem.
Bj,Tati.

T A N L disse...

Adorei seu blog,parabéns!!!